quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Prazer... Meus pêsames.

Hoje recebi a notícia de que minha professora de história da 8ª série e por todo ensino médio faleceu num desastre automobilístico. Há dois meses, foi a vez de uma amiga da Simone, amiga minha que nos apresentou, partir cedo, em plenos 19 anos. A Débora, que era ainda tão jovem, com tantos caminhos a trilhar, cursava Odontologia da Unifra. A Viviane, com seus 30 e tantos anos, deixa uma filha linda, a Bibiana. Viviane morava em Santa Maria e dava aulas na Escola Fronteira, em Rosário do Sul, além das várias horas trabalhadas em SM... Sempre trabalhando muito para dar conforto à filha. Lembro-me dos dias em que ela chegava exausta para dar aula e conseguia ser mais chata, com o perdão da palavra, do que costumava ser em seu exercício da docência.
Esses fatos são assombrosos: quanto mais conhecemos pessoas, mais damos "adeus". Conheci muitas pessoas em Santa Maria neste ano. Uma delas já se foi. A outra, conhecida de longa data, também. Deixo neste post minha reflexão sobre aumentar o número de conhecidos e, consequentemente, de perdas.
Viviane, se você não foi uma professora mais "agradável", é porque não era o seu jeito. Desculpe não ter tido consciência e, talvez, humildade, de lhe ter agradecido pelo nosso ensino durante aqueles 4 anos. Eu, que tanto reclamava de você (como professora), assim como todos os outros, devemos-lhe um "muito obrigado".
Viviane, obrigado pelas manhãs de luta para ser ouvida, compreendida e reconhecida, embora este último não tenha ocorrido com sucesso. Desculpe.
Débora, obrigado por ter me divertido no Muzeo naquela noite de tal forma que sempre lembro de você naquele lugar. O canto onde estávamos, a roupa que você usava, as danças que dançamos.
... E assim é a vida. O "Muito prazer" torna-se "Meus pêsames" de uma maneira tão inesperada que chega a ser violenta.

domingo, 13 de novembro de 2011

Filme para analisar

Indico o filme Dublê de Anjo para se fazer uma reflexão. Apesar de fantasioso e não muito cativante, é uma produção válida de ser assistida.

Ficha Técnica
Título: Dublê de Anjo (The Fall)
Direção: Tarsem Singh
Roteiro: Dan Gilroy, Nico Soultanakis e Tarsem Singh
Fotografia: Colin Watkinson
Produtor: Tarsem Singh
Elenco: Lee Pace e Catinca Untaru

Retribuindo o carinho


Quando estamos no ensino fundamental, não pensamos em quando iremos nos separar dos colegas. No ensino médio, algumas amizades ficam intensas e sofrem com a separação.
Agora, na universidade, temos colegas com quem conversamos mais e outros com quem conversamos menos. O importante, percebo agora, não é a quantidade, mas sim a qualidade. Fiquei surpreso em ver no blog do meu colega Leonardo Cortes, Inercialismo, que ele acompanha o (abandonado) Conde Augusto's Blog.
Conversar com o Leo é refletir, retribuir palavras não cotidianas, falar sobre bandas de rock não tão famosas, mas que tem uma qualidade e originalidade inegáveis.
O Leo tem aquele jeito tímido, fechado, risonho dele... Às vezes até um pouco estranho. Mas o que é "normal"? Ele é um cara que não faz questão de ser POP, nem expansivo. Já que ele não é tão "dado", fica a dica: vale a pena dar uma trelinha para ele! rsrsrs
Obrigado pela lembrança, Leonardo Cortes!
;)